METODOLOGIA DO PROJETO BELÉM PAPA-CHIBÉ 2025

Área de abrangência: A pesquisa foi realizada em 71 bairros de Belém que se distribuem em 8 distritos administrativos, além da região das Ilhas do Combu e Cotijuba.

Público-alvo: Estabelecimentos formais e informais que atuam na comercialização de refeições e bebidas. Para fins metodológicos, entende-se por locais de comercialização de refeições ou bebidas: Restaurantes, pizzarias, lanchonetes, food trucks, confeitaria, padaria/panificadora, doceria, sorveteria, bares, cafeteria, PUB, cervejaria, adega e boteco.

Entrevistado ou respondente: Proprietário ou gerente responsável pelo estabelecimento comercial.

Tática de coleta/Abordagem: Inicialmente foi realizado contato via telefone, informando o objetivo do estudo, período de realização da pesquisa e agendamento do dia e horário da visita da equipe de campo. As entrevistas foram realizadas de forma pessoal (face-a-face) no endereço do estabelecimento comercial. As coletas foram realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 09:00h às 20:00h, e intensificada aos sábados e domingos das 08:00h às 20:00h, por ser o horário mais viável para encontrar o responsável pelo estabelecimento. Especificamente em caso de recusas, ausência do proprietário ou estabelecimento fechado a partir de dois retornos, foi sorteado outro estabelecimento comercial para compor o estudo.

Seleção dos estabelecimentos comerciais: Em cada bairro, foram criadas rotas, de acordo com a base de estabelecimentos organizados pela FAPESPA, observando a classe e categoria (público-alvo), dos estabelecimentos comerciais cadastrados para o estudo.

Orientação e treinamento: Realização de atividade preparatória/reunião, com a participação da equipe de campo, supervisores, coordenadores, além de representante e técnico da FAPESPA. De modo geral, essa atividade teve o objetivo de informar sobre o levantamento, discutir o planejamento, definir a estratégia de campo, orientar e treinar os entrevistadores.

Instrumento de coleta: Para o levantamento das informações necessárias ao conhecimento da realidade socioeconômica dos estabelecimentos comerciais, foi feito um formulário, estruturado de acordo com os objetivos do estudo e elaborado pela equipe de técnicos da FAPESPA. Os questionários foram aplicados com o uso de tablets.

Identificação da equipe de trabalho: Todo pessoal de campo foi devidamente identificado e credenciado para a realização de suas atividades e identificada, através de crachás, para a realização da pesquisa. A equipe de campo teve em mãos uma carta de apresentação/autorização emitida pelo Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - FAPESPA.

Realização

FUNDAÇÃO AMAZÔNIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS